colunista

Joel Feldman

É empresário, secretário de Planejamento, Meio Ambiente e Trabalho e presidente da Associação Baiana de Supermercados. Escreve às segundas.
Costumo simplificar o mundo dos negócios, dividindo sempre em dois importantes pilares: PESSOAS e PROCESSOS. Não adianta ter as melhores pessoas e os piores processos, da mesma forma de nada adianta ter os melhores processos e as piores as pessoas, as duas formas representarão o fracasso nos negócios, este equilíbrio e alinhamentos entre pessoas e processos faz toda a diferença numa organização vencedora.  

É muito comum numa empresa vermos um profissional desmotivado ou rendendo pouco e achar que a culpa é só dele, mas acreditem por vezes este recurso está alocado no lugar errado. Como líder de pessoas, uma das tarefas mais difíceis é identificar as habilidades e competências de cada pessoa e colocá-las na tarefa adequada ao seu perfil. No Grupo Norte temos vários exemplos de pessoas que atuavam em setores e apresentavam baixa performance, e ao identificar suas principais habilidades migramos de setor e este profissional passar a ter um rendimento de destaque. 

No mundo dos negócios, a maior parte das pessoas vai ignorando as condições que apontam a necessidade de mudar e, quando percebem, já não há mais tempo para reagir. Apesar de muitos dos seres humanos saberem lidar com a mudança, o que preocupa, na verdade, é saber se estamos treinando as pessoas adequadamente para lidar com a velocidade e necessidade da mudança.

Os empresários têm de levar em conta e priorizar a questão das pessoas à frente dos processos. Não adianta impor novos processos para as pessoas sem antes envolvê-las com a importância e comprometimento necessários para que as mudanças aconteçam de forma positiva. Aos empresários ainda consiste a obrigação de incluir o item inovação urgentemente em seu planejamento. Considerando que mais de 1/3 das grandes inovações vêm dos clientes, nem precisa dizer o quanto o cliente pode e deve estar envolvido em todo o processo de mudanças das organizações.

Uma dica de ouro na construção dos melhores processos é simplifique e ouça atentamente, nem sempre as pessoas irão dizer tudo o que pensam. Saiba perceber os sinais dentro da sua própria empresa. 

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