colunista

Joel Feldman

É empresário, secretário de Planejamento, Meio Ambiente e Trabalho e presidente da Associação Baiana de Supermercados. Escreve às segundas.
Uma das características mais relevantes no empresário atual é a capacidade de unir forças. Sabemos que juntos somos mais fortes! Nos dias de hoje, o fortalecimento de alianças em defesa de interesses coletivos é o melhor caminho para o desenvolvimento.  

O homem percebeu a necessidade de unir-se por uma questão de sobrevivência já nos primórdios da humanidade, convivendo em grupos para caçar, se defender e cultivar. Na era industrial foi obrigado a se organizar mais para enfrentar as condições precárias de trabalho e na era atual, a era do conhecimento, é necessário buscar o desenvolvimento econômico e social através de grupos estruturados e preparados. 

Hoje, vivemos uma “selva” da competição, precisamos em nosso país de empreendedores que acreditem no associativismo, que percebam e valorizem essa forma de representatividade e se tornem os agentes da construção de uma sociedade de resultados.

Se você pretende ter uma empresa de resultados, saiba que este caminho sozinho será longo e que pode encurtar a curva de aprendizado se estiver perto de empreendedores que já vivenciaram e superaram uma série de dificuldades semelhantes. Muitos empresários vivem num mar de incertezas, atuam na informalidade, sofrem pela falta de ferramentas para divulgar o seu negócio (marketing), pela falta de poder de barganha, pela incapacidade de treinar e preparar seus colaboradores, pela ausência de acesso a crédito, preferem viver isolados no anonimato. Este perfil de empresário, comumente busca ajuda quando o seu negócio já está próximo do fracasso. É muito comum quando um “gigante” do setor se aproxima o empresário vai em busca de novas alianças, ou neste momento tenta reinventar o seu negócio. A minha dica é que faça isso agora mesmo, esteja preparado para a “selva” da competição.  

Os empreendedores precisam atuar em conjunto, em rede, em associações, em grupos, seja qual for a entidade, unindo cada vez mais forças para a mudança e a conquista de um negócio de resultados.

Temos que perceber isso, deixar as diferenças de lado e lutar pelas semelhanças!

Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email [email protected] Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade
Publicidade