colunista

Marcus Theófilo

Marcus Theófilo é educador físico, vereador, especialista em exercício físico aplicado a reabilitação cardíaca. Escreve às terças, a cada duas semanas.

Flexibilidade é um componente da aptidão física que pode ser entendida como a capacidade de, voluntariamente, as articulações executarem um movimento com uma determinada amplitude, chegando ao limite máximo sem provocar algum tipo de lesão ou dor. A diminuição da amplitude do movimento deve-se à redução da flexibilidade, dificultando assim o desempenho nas atividades diárias, aumentando os riscos de lesões articulares e musculares.

Fundamentalmente a flexibilidade é o resultado da capacidade de elasticidade exposta pelos músculos e os tecidos conectivos, combinados à mobilidade articular. Esta difere em cada articulação, podendo variar de pessoa para pessoa ou até mesmo nas próprias articulações, sendo assim, é difícil avaliar apenas a amplitude de um movimento articular sem envolver articulações próximas, sendo difícil identificar quando uma intervém na outra.


Para a maioria das articulações, a limitação da amplitude de movimento é imposta pelos tecidos moles, pela musculatura, tendões, ligamentos, cápsula articulares e pela pele. A sua avaliação é importante pelo impacto causado por sua redução no desempenho das atividades da vida diária. Para a avaliação da flexibilidade existem técnicas diretas, como os goniômetros e o flexômetros, e indiretas, como extensão de tronco e pescoço, teste de sentar-e-alcançar, teste de rotação do ombro, afastamento lateral dos membros inferiores e flexiteste.


null


Se a amplitude de um movimento articular estiver comprometida, algum problema poderá surgir e afetar o desempenho da mesma. Em indivíduos com restrições patológicas, os problemas podem se agravar por redução da quantidade de líquido sinovial, presença de corpos estranhos na articulação e lesões cartilaginosas. Quando houver algum tipo de traumatismo ou quedas graves que possam ou tenham lesionado músculos, tendões, ossos ou estruturas articulares, não são considerados os resultados dos índices de flexibilidade.


A flexibilidade seria influenciada tanto pelos seus componentes (mobilidade, elasticidade, plasticidade e maleabilidade) como por fatores endógenos e exógenos. Entre os fatores endógenos, são destacados a idade, sexo, estado de treinamento, condicionamento físico, e a individualidade biológica. Entre os exógenos estão à temperatura ambiente, o horário do treino e a intensidade do exercício. Fisiologicamente a flexibilidade é influenciada pelo mecanismo de propriocepção. Este é baseado em dois tipos de receptores: o fuso muscular e o órgão tendinoso de Golgi.

A flexibilidade sendo um elemento fundamental da aptidão atua no aumento da amplitude articular dos movimentos, propiciando redução de estiramento muscular, melhoria da postura, desenvoltura nos esportes e nas atividades rotineiras.

O Colégio Americano de Medicina do Esporte (2003) menciona que a flexibilidade apresenta redução pelo avanço da idade avançada, porém essa perda pode ser mais acentuada quando não há a prática da atividade física. Assim a atividade física tem a finalidade de minimizar esta redução da flexibilidade, pois quanto maior o tempo de prática e quanto mais precoce o seu início, maiores serão as chances de regular e até mesmo aumentar os grandes arcos de mobilidade articular.


O treinamento da flexibilidade proporciona o crescimento e o controle da capacidade psicofísica de rendimento e de suportar esforços; economia do trabalho muscular; profilaxia postural; facilitando a prática de movimentos; rapidez na recuperação pós-esforço; melhora na função respiratória e conservação da autonomia nas atividades diárias. Quando se trabalha a flexibilidade, é necessário notar a redução da amplitude dos movimentos de cada articulação e o fator preponderante das possíveis causas da perda da mesma com o avançar da idade.


Procure sempre um profissional de educação física para prescrever exercícios de flexibilidade e alongamento para melhor qualidade de vida.

Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email [email protected] Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade
Publicidade