colunista

Wellington Lázaro

É professor universitário, contador, empresário e assessor técnico na Prefeitura de Mata de São João. Escreve às quintas.

Sim! O ano praticamente acabou! Faltam menos de 16 dias para acabar o que chamamos do “Ano 2016 - Ano que rendeu história!”. Mas, antes de falar de algumas coisas importantes que aconteceram em 2016, falemos de você, ou melhor, de você em 2016.

O que fez em 2016 para melhorar sua vida? Quais acontecimentos em 2016 trouxeram impacto na sua vida? O que fez pelas pessoas que o cercam? O que conquistou em 2016? Quais livros você leu e quais filmes você assistiu? Poderia registrar quais cursos participou e suas cargas horárias? Enquanto você reflete aí (se precisar de mais de duas folhas pra anotar tudo me fala que te mando!), vou seguindo falando de 2016 no sentido amplo e daqui há pouco refletiremos sobre você viu!?  

2016 foi um ano crítico! Sem dúvidas! Com situações positivas e negativas, em todos os sentidos! É como se tivessem construído o mundo em 2016, e acabado também! É como se a civilização tivesse se iniciado em 2016 e o arrebatamento e fim do mundo está previsto para acabar até 31 de dezembro de 2016! Será? Claro que não!

O ano de 2016 fez história no Brasil: FATO! Você sabe as principais coisas que aconteceram no ano bissexto do século XXI, que começou numa sexta-feira e segundo o Horóscopo Chinês, é o ano do Macaco? Vamos lá! Prepare-se!

Iniciamos com a obrigatoriedade de uso no Brasil do novo regramento ortográfico. Sim! Desde 1990, vem se ensaiando essa aplicação por definitivo, que, na minha opinião, apesar da importância defendida, acabou com todo conhecimento ensinado aos brasileiros nos últimos 10, 20, 30...anos! Mas já que é lei precisa ser cumprida. Talvez o que tenha prejudicado é que no Brasil (falo dele por morar aqui e conhecer a realidade brasileira), cria-se um procedimento e é avisado em 1990 para uso em definitivo 01/01/2016. Quando resolvemos começar a conhecer essa novidade? 01/01/2016!

Em seguida, manifestações populares ocorreram em todas as regiões do Brasil, tendo como principais objetivos protestar contra o Governo do PT, Dilma Rousseff e a corrupção. Em 2016, você sabia que a primeira cidade a realizar os protestos foi Chapecó? Sim! No dia 12 de março. Todas as demais cidades realizaram a manifestação em 13 de março. Em maio, o STF decidiu pelo afastamento de Eduardo Cunha na Presidência da Câmara de Deputados e Dilma Rousseff foi afastada da Presidência da República, e Michel Temer assumiu o cargo titularmente (decisão do Senado, após aprovação pelos Deputados. Lembra do “eu digo SIM”?). Sem falar no Eduardo Cunha que fora Preso em seguida. Se eu for tratar aqui dos presos, o Diretor Editorial do Mais Região terá que encadernar esse artigo pela quantidade de páginas que ele terá, por conta da quantidade de prisões que ocorreram!

Em agosto, Iniciaram-se os Jogos da XXXI Olimpíada na cidade do Rio de Janeiro, sendo a primeira edição dos Jogos realizada na América do Sul. Pense nos problemas! Falta de estrutura, Cidade Olímpica Mal acabada, entre outros percalços, que só denegriram ainda mais a imagem do Brasil perante a imprensa internacional!  

Conseguinte a isso, devido a diversos fatores, incluindo na sua maior parte a corrupção, o Brasil entrou numa crise à longo prazo! Empresas fecharam, pessoas se desempregaram, Cidades e Estados em crise, ou seja, Fim de Mundo, ou, em situação próxima!

Em outubro ocorreram as eleições municipais para Prefeito e vereadores. Com certeza essa eleição foi peculiar (em todos os sentidos!). Serviu como experiência para todos! Para os eleitos ou não, para os eleitores também! Aposto que você está doido(a) que eu fale algo sobre a eleição né? Mas ela já passou. Espero que os eleitos (Prefeitos e vereadores), marinheiros de primeira viagem ou veteranos, tenham sabedoria nas suas ações futuras (vão precisar!), afinal, na minha visão, a crise econômica e financeira do Brasil não vai acabar em 01/01/2017!

No final, tivemos o acidente trágico do time da chapecoense, que comoveu o mundo inteiro. Quantas famílias foram afetadas pela soberba, pelo erro medíocre, pela falta de planejamento coerente de uma empresa aérea e de um Piloto. Enfim, teria mil coisas a falar sobre isso mas em respeito e por luto patriota de uma nação encerro esse assunto desejando às famílias dos envolvidos direta ou indiretamente paz e luz para continuar a batalha da vida.

Mas, voltando a você, já listou tudo que fez em 2016? Seja sincero(a)! Eu nem vou relatar a minha listinha (fiquei devendo tanta coisa para 2017, pois, nem que eu tente fazer tudo nesses últimos dias darei conta!). Espero que repense suas ações e atitudes, afinal, precisa se desenvolver profissionalmente e pessoalmente!  O tempo não Estaciona! Tudo muda! Saia da inércia! Ou se estava se movimentando, analise se a direção que tomou em 2016 foi à correta! Pense Nisso!

LEMBRE: Se puder e quiser, colabore! Opine o que achou deste artigo! Aproveite e sugira um tema! 

Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email [email protected] Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade
Publicidade