No artigo anterior (A
atitude faz a diferença!) tentei trazer 10 atitudes para ajudar os
colaboradores das empresas a repensarem suas ações. Ouvi críticas e elogios, e
por fim, três grandes leitoras dos meus artigos, me indagaram: - Você acha
certo aplicarmos essas 10 atitudes e a recíproca do chefe não corresponder? Ok.
Resolvi então agora falar com os “chefes”. Porém, destaco aqui que “quem tem
chefe é índio”, gosto muito de usar o jargão “Gestor”, até por que você pode
ser funcionário de uma empresa e na sua casa será o gestor (logo, esse artigo
também se aplicará a você). Mas tudo bem, como essas leitoras usaram o termo
“Chefe”, manterei aqui. Vamos lá!
Primeiro destaco a árdua missão
atual dos chefes, em manter equipes menores e trabalho em alta pressão. A
cobrança por resultados cresce mais a cada dia e todo mundo é penalizado com
isso. O chefe é cobrado por duas vertentes: atingir suas metas individuais x
atingir as metas de seu time. Como cobrar e ao mesmo tempo incentivar os
subordinados a cumprir suas tarefas? Destacamos 05 (cinco) táticas que os
chefes poderão utilizar para conseguir encontrar o equilíbrio para atingir o
resultado esperado, afinal, dando certo ou errado, prezado chefe: a culpa é sua! Confira:
1 - Clareza sobre as metas - Para as coisas funcionarem bem,
os colaboradores deverão saber quais são as suas metas e qual a expectativa da
chefia com aquela tarefa. A clareza evita que, em caso de feedback negativo, o
subordinado diga que não tinha entendido o que precisava ser feito, e também
ajuda a ter dados concretos na hora do chefe fazer a cobrança.
2 - Fique próximo do seu time - Liderar pelo exemplo! É
errado cobrar alguém em alguma coisa se você não tiver aquele comportamento.
Não adianta colocar sua equipe para trabalhar até tarde da noite, sem estar
junto, pressionar a equipe para entregar melhor e com mais agilidade sem o próprio
chefe estar comprometido com aquela meta. A equipe percebe quando as atitudes
não correspondem ao discurso.
3 - Entenda como cada profissional funciona - Toda pessoa é
singular! Entender a melhor maneira de cobrar cada profissional do time, poupa
tempo e dá mais resultados. É errado querer que a equipe se molde ao jeito do
chefe cobrar. Alguns subordinados preferem feedback constante e precisam da
presença do chefe a todo momento, outros gostam de ter mais autonomia para
fazer o trabalho. Cada líder tem seu estilo próprio de gestão e, dentro desse
estilo, é crucial encontrar o equilíbrio para cobrar o resultado dos diferentes
funcionários, e se adaptar para o que cada um necessita.
4 - Mostre o propósito - Os profissionais se engajam mais
para cumprir determinado desafio quando compreendem o que há por trás daquela
tarefa.
5 - Combine antes de desarmar a bomba ou apagar o incêndio -
Se um problema ocorreu, é preciso correr para resolver, porém, combine com a
equipe qual será a estratégia antes da sair distribuindo as tarefas
apressadamente. Disponha-se a ajudar quem está com dificuldades – quer seja
colocando a mão na massa, quer seja reformulando equipes para complementar as
competências de cada um.
Por fim, a missão do chefe é não
transferir a pressão que sofre no dia a dia para a equipe. Não adianta achar
que todo mundo é como você. Não tenha medo de desagradar o colaborador por
necessidade de cobrar resultados e não peça metas impossíveis. Pense Nisso!
LEMBRE: Se puder e quiser, colabore! Opine o que achou deste
artigo! Aproveite e sugira um tema!