colunista

Marcus Theófilo

É educador físico, vereador, especialista em exercício físico aplicado a reabilitação cardíaca. Escreve às terças, a cada duas semanas.

Quando se fala em osso, lembramo-nos de uma doença de evolução silenciosa: a osteoporose, quando alojada pode ser incapacitante para o indivíduo. A osteoporose aparece quando o cálcio não é suficiente para manter a estrutura dos ossos de forma perfeita, com isso os ossos se tornam quebradiços e as fraturas passam a ser uma ameaça real para a vida das pessoas.

A atividade física é uma aliada essencial, pois aumenta a força do músculo exercitado e também do osso. Como o músculo está ligado a um osso através de tendões, os mesmos farão uma pressão maior no osso na hora da atividade. Para que esse osso suporte a pressão, ele também irá adaptar-se e se fortalecer aumentando a sua massa óssea com maior absorção de minerais (cálcio e fósforo). 

A musculação, como treinamento resistido, desenvolve e mantém a estrutura muscular e óssea, sendo o mais eficiente estímulo conhecido para tal objetivo. Além de proporcionar um aperfeiçoamento no equilíbrio, por trabalhar o corpo de forma simétrica, é uma atividade de fácil controle de intensidade, com uma boa margem de segurança cardiológica, proporcionando uma melhora da coordenação motora e auxiliando na prevenção de fraturas, que é uma conseqüência mais grave da osteoporose.

null

 Sem atividade física, esse líquido vai secando, surgindo graves problemas articulares. A cartilagem que protege o osso acaba se desgastando e pode surgir a artrite e depois disso, a artrose que é quando os ossos ficam em contato uns com os outros. 

É interessante que a Densitometria de Corpo Total seja realizada no início do programa de condicionamento físico, a fim de determinar a quantidade de massa óssea do paciente, e repetida periodicamente para saber como está a sua grande transformação. Pratique Atividade Física para ter uma vida saudável.

Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email [email protected] Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade