Na manhã desta sexta-feira (11), representantes do setor hoteleiro de Mata de São João foram convidados a conhecer o Projeto da Nova Lei do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR. O encontro realizado no Hotel Via dos Corais foi mediado pelo Secretário de Cultura e Turismo, Alexandre de Lima Rossi, e contou com a presença da Secretária de Educação Maricélia Rodrigues e do vereador Neném de Dadinho.

O COMTUR é um fórum deliberativo de planejamento participativo no fomento do turismo municipal. Está comprometido com a busca do equilíbrio entre a preservação cultural e ambiental e o desenvolvimento das suas potencialidades, de modo que a atividade turística possa ser capitalizada com base na sustentabilidade.

Dentre as funções do COMTUR, estão: Coordenar, incentivar e promover o Turismo no município; Propor à Administração Municipal e à sociedade civil medidas de difusão e amparo ao Turismo em colaboração com órgãos e entidades oficiais especializadas; Promover a articulação de toda a sociedade através de campanhas que propiciem a transformação de cada cidadão em agente da imagem turística e defensor do patrimônio cultural e ambiental do município e Estimular as atividades culturais e turísticas no município.

Na oportunidade, foi apresentada a Contribuição Voluntária de Turismo Sustentável – CVTS, uma proposta do COMTUR que dispõe sobre uma taxa no valor de R$ 2,00 por quarto ocupado. “É um valor que contribui com a prefeitura, pois a secretaria municipal de turismo precisa ter uma verba própria para custear a participação em feiras e eventos que proporcionam, maior visibilidade do município e uma forma de trazer recursos para o turismo local. Alguns municípios já fazem isso como Morro de São Paulo”, explicou Alexandre Rossi.

Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email [email protected] Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade
Publicidade