colunista

Gabriel Seixas

É diretor do Mais Região e apresentador do programa É do Povo! na Sauipe Fm. Escreve às segundas.
Voltamos com a nossa coluna semanal. Aproveitando e trazendo alguns notas da política e cotidiano das cidades de Mata de São João e Dias d'Ávila. Elas fazem parte da 32ª edição do Jornal Mais Região, que começou a ser entregue no sábado (2).


DIAS D'ÁVILA

Dr. Zé Carlos 2018
O presidente da Câmara, Dr. Zé Carlos (PSD), confirmou a sua pré-candidatura à deputado federal. Apesar da pretensão ainda não ter ganhado força, o líder diasdavilense tem feito um trabalho nos bastidores e pretende seguir com o projeto de chegar à Brasília. 

Tucano pacífico 
A possibilidade do vereador Cleiton Lima (PSDB) migrar para outra legenda é vista como clara por aliados do governo. O tucano não estaria em sintonia com conjuntura oposicionista na cidade. Cleiton encurtou a relação com o presidente da Câmara, Dr. Zé Carlos, que tem feito elogios a atuação do tucano na Câmara. 

Macrodrenagem na ACM amarrada
As obras de macrodrenagem na Praça ACM devem ser iniciadas finalmente em setembro. Isso porque as vias que foram asfaltadas recentemente passarão a receber o fluxo de veículos que serão desviados durante as obras. A intervenção deve acabar de vez com um problema histórico de alagamentos na Praça, que sempre é registrado quando chove muito na cidade. 

Castro de fora? 
Nos bastidores, é ventilada a possibilidade de Alberto Castro (PSDB), ex-candidato à Prefeito, não disputar novamente candidatura à deputado Estadual. Inclusive, o tucano já teria comentado sobre o assunto com um vereador eleito em seu grupo. 

Mais vereadores na Câmara
A população de Dias d’Ávila ultrapassou 80 mil habitantes, segundo estimativas divulgadas na quarta-feira (30) pelo IBGE. Como a composição de vagas por câmara é estabelecida pelo numero de habitantes, o município pode abrir mais duas vagas. Mas para que isso ocorra depende da vontade do presidente da Casa, Dr. Zé Carlos, que é contrário a proposta. O acréscimo custaria pouco menos R$ 350 mil por ano aos cofres do Legislativo Municipal.  

Reforma Câmara
A Câmara de Dias d’Ávila deve passar por uma grande transformação em sua estrutura física. A idéia do presidente  da Casa, Dr. Zé Carlos (PSD), prevê a construção de novos gabinetes os vereadores. Hoje Não há prazo para inicio das obras. 

MATA DE SÃO JOÃO


Pelo ralo 
Segundo informações extra oficiais, pelo menos 60% de toda água ofertada pela Embasa para o litoral de Mata de São João é perdida em virtude de vazamentos nas tubulações ou capitações irregulares, os chamados ‘gatos’. Para diminuir o desperdício, a empresa terá que fazer investimentos, algo que não acontece... 

Adeus Caixas Eletrônicos
Os únicos terminais eletrônicos externos da Caixa Econômica no centro de Mata de São João, localizados no Parque da Cidade, serão retirados pela Instituição logo em breve. Os equipamentos já não estão sendo abastecidos há semanas. A retirada faz parte de uma medida de redução de custos da Instituição. A prefeitura solicitou para a gerência da Caixa Econômica em Dias d’Ávila que terminais 24horas fossem instalados no mesmo local. 

Semana Evangélica  
Com foco na Celebração dos 500 anos da Reforma Protestante, a Semana Evangélica matense terá uma programação diferente dos últimos anos, com shows de atrações gospel na Praça. ‘Optamos por fazer um trabalho para divulgar a história da Reforma Protestante’, disse o Pastor Raul Santos em entrevista na Laser Fm. 
   
De olho em Dias d’Ávila 
Caso se confirme a desistência de Alberto Castro (PSDB) de Dias d’Ávila em disputar mais uma vez candidatura para deputado estadual, a vice-prefeita e pré-candidata a deputada estadual, Lulu (DEM), deve mirar as suas atenções na ‘cidade das águas’. 

Lulu no PSDB?  
Por falar em Lulu, é muito provável que a sua candidatura à deputada seja pelo PSDB, por virtude da casadinha com Gualberto na região. Caso aconteça, a vice-prefeita matense colocaria fim num casamento de mais de 20 anos com o Democratas. Lulu é da época que o partido se chamava PFL. 

3 minutos: resuma!     
Um dos pontos mais importantes nas alterações feitas no Regimento Interno, no inicio do mês de agosto, está a redução do tempo de pronunciamento dos parlamentares. Agora, cada vereador terá 3 minutos para se pronunciar.  Antes, o vereador tinha 15 minutos. O longo tempo tornava a sessão cansativa. 

Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email jornalismo@maisregiao.com.br. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade
Publicidade