Campeonato entra nas dez últimas rodadas; veja as chances de Bahia e Vitória e a tabela de cada um (Foto: E C Vitória)

 Ainda que a matemática esteja recheada de equações e possibilidades, Bahia e Vitória querem usar uma de suas mais simples operações até o final da Série A: a soma. A dez jogos do término da competição, os representantes baianos seguem na luta para permanecer na elite do futebol brasileiro e por isso, somar pontos a cada jogo é de suma importância.

 Desde que o Brasileirão passou a ser disputado em pontos corridos e com 20 clubes, em 2006, nunca uma equipe foi rebaixada com 46 pontos. Esse seria o número “mágico” a ser alcançado pela dupla Ba-Vi. Segundo cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o risco de rebaixamento este ano com essa pontuação é de apenas 1,782%.

Os matemáticos consideram ainda que o tricolor tem apenas 9,5% de chance de cair para a Série B. O percentual rubro-negro é de 25,4%. O Bahia ocupa a 10ª posição com 35 pontos e o Vitória é 15º, com 33. Precisam de 11 e 13 pontos respectivamente para chegar aos 46 e terem grandes chances de evitar o rebaixamento.

No primeiro turno, ao final dessa mesma sequência que terão pela frente, o Esquadrão somou 13 pontos, e o Leão, 11. Se o desempenho for repetido, apenas o Bahia estará livre de risco, pois chegaria aos 48 pontos. Já o Vitória alcançaria 44 e dependeria do desenrolar da competição. Hoje, com essa pontuação, a chance de cair é de 28,8%.

O 17º colocado na tabela é a Ponte Preta, com 32 pontos. O aproveitamento do time de Campinas é de 38,1%. Caso o mantenha, chegaria ao fim do campeonato com hipotéticos 43,4 pontos, o que significa que 44 podem ser suficientes para evitar a queda. A briga é intensa: três pontos separam oito times na tabela, do Bahia à hoje rebaixável Ponte Preta.

Bahia e Vitória terão, cada um, cinco jogos em casa e cinco fora e preocupações opostas. Enquanto o time de Paulo Cézar Carpegiani precisa melhorar o desempenho como visitante, que é o terceiro pior entre os 20 clubes, com 11 pontos conquistados de 42 disputados, a equipe de Vagner Mancini precisa acabar com a sina de não vencer em casa. É o pior mandante com nove pontos conquistados dos 42 possíveis. Foram apenas dois triunfos em Salvador.

Tricolores e rubro-negros se enfrentam domingo (22), às 16h, na Fonte Nova.  Além da rivalidade, o clássico corresponde a um confronto direto na luta contra o rebaixamento. 

Tabela do Vitória nas dez rodadas finais do Brasileirão:

Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email [email protected] Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade