A expectativa é sejam abertas 115 mil vagas no país até o fim de 2017, 5,5% a mais do que o ano passado. (Foto: Reprodução )

Final de ano é sinônimo de oportunidade de emprego e retorno ao mercado de trabalho para muitas pessoas. É o período em que surgem vagas temporárias em diversas áreas. De acordo com uma pesquisa divulgada recentemente pela Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) a expectativa é sejam abertas 115 mil vagas no país até o fim de 2017, 5,5% a mais do que o ano passado.

Em Salvador, o segmento de varejo deve contratar aproximadamente 3,5 mil profissionais temporários para as vendas de fim de ano. Já a expectativa de vendas no período é de crescimento de 6%, de acordo com estimativa da Câmara de Dirigentes e Logistas (CDL) Salvador.

A CDL se baseia em consulta ao mercado e em análise da conjuntura econômica. A avaliação também considera informações de instituições nacionais, como a CNDL, SPC Brasil e CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

O último trimestre do ano é sempre considerado o período de maior movimentação do varejo no ano, segundo a CDL. Por conta disso os maiores contratadores são os shoppings, que têm necessidade de funcionarem todos os dias, inclusive domingos e feriados. Os setores que normalmente mais empregam são os de roupas e calçados, alimentos, enfeites, brinquedos, móveis, eletroeletrônicos, perfumaria e cosméticos. Os cargos mais procurados tradicionalmente são das áreas de vendas, informática, marketing, limpeza, distribuição e atendimento.

“Grande parte dos empresários não fará qualquer contratação, seja de efetivo ou de temporário, mas espera vendas melhores que em 2016. E há segmentos que terão demanda que justifica o incremento nas equipes. De forma geral, o setor está mais otimista com um movimento maior que beneficia todos”, avalia o presidente da CDL Salvador, Alberto Nunes.

Uma nota divulgada pela CDL informa que para a Bahia como um todo, a expectativa é de geração de seis mil postos de trabalho temporário. Embora o mercado ainda tenha cautela com o quadro geral da economia, alguns indicadores permitem uma avaliação positiva como inflação baixa, juros em queda, retomada gradual do emprego e confiança das famílias.

Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email [email protected] Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade