colunista

Maryane Meira

É jornalista do Mais Região, cerimonialista e assessora de noivas. Escreve às quintas, a cada duas semanas.
Publicada em 07/12/2017 14:51 - Atualizada em 07/12/2017 15:47

R.S.V.P. pra quê?

Maryane Meira
Compartilhe
Dicas de como elaborar uma lista de casamento (Foto: Ilustrativa)

Convida ou não convida? Eis a questão que precisa de uma resposta racional e definitiva, quando se trata da lista de convidados para qualquer tipo de festa, principalmente de uma cerimônia intimista como o casamento.

A lista de convidados sempre foi uma das etapas mais difíceis de elaborar em um processo de organização de um casamento. Em função do grande número de pessoas que o casal conhece e diante do receio de deixar de fora as pessoas que realmente fazem parte da concretização do matrimônio, os noivos acabam cometendo alguns exageros na seleção dos convidados.

O segredo é classificar o grau de importância de cada um dentro do evento, acrescentando a lista as pessoas que fazem parte da vida do casal. Ou melhor, o convite é destinado para as pessoas íntimas dos noivos (família e amigos mais próximos).

Outra alternativa para enxugar a lista é limitar o número de convidados dos pais, definindo uma cota para os mesmos. O importante é o casal não abrir mão de dividir a emoção de uma data tão especial com aqueles que realmente não podem faltar na lista, com outras que não tem uma convivência direta com o casal.

Vale salientar que a lista de convidados vai indicar o tamanho da festa e conduzirá todo o gerenciamento financeiro. Quanto mais convidados tiver, maior será o investimento aplicado.

R.S.V.P. - Uma alternativa eficaz para monitorar a presença dos convidados é o chamado R.S.V.P.  - Sigla originada da expressão francesa Répondez S'il Vous Plaît, que significa “Responda por favor”, é um pedido de confirmação ou não de presença solicitado aos convidados.

O sistema solicita de cada convidado a confirmação da presença, por meio de um número de telefone disponível no convite ou através de site de casamento. Com isso, os noivos conseguem se organizar quanto ao número de pessoas que vão receber para que tudo seja perfeito.

O desejo é compartilhar esse momento único com todos, mais o bolso não permite tal extravagância. Uma dica infalível é planejar a lista de forma objetiva para que tudo ocorra como dentro do planejado.

Gostou das dicas? Me acompanhe no Instagram: @marycerimonialista
Tá com dúvidas? Escreve pra mim: [email protected]
 

Até a próxima quinta!

Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email [email protected] Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade
Publicidade