BaianaSystem, ÀttooxxÁ, Ara Ketu, além da cantora Márcia Castro se apresentam no evento (Foto: Reprodução )

Os milhares de foliões que fizeram o esquente para o Carnaval no Furdunço em 2017 já podem começar a se programar para repetir a dose este ano. É que as 64 atrações do pré-Carnaval, que acontece nos dias 4 e 8 de fevereiro, no circuito Barra-Ondina, foram publicadas no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (11). Entre as atrações confirmadas, estão as bandas Àttooxxá, Ara Ketu, além da cantora Márcia Castro e o cantor Pedro Pondé.

Queridinha dos 'furdunceiros' de plantão, a banda BaianaSystem foi confirmada como convidada do evento pelo prefeito ACM Neto, nesta quinta-feira, durante a procissão da Lavagem do Bonfim - e será a 65ª atração. Procurada pelo CORREIO, a assessoria da banda informou que os músicos estavam ansiosos e que todos ficaram felizes ao saber, hoje, da confirmação no evento. A banda não informou, porém, a data de sua apresentação no pré-Carnaval.

Depois dos shows na folia baiana, no dia 17 de fevereiro, o navio pirata da BaianaSystem vai dar o ar da graça no Carnaval de rua de São Paulo - vai ser a primeira vez do trio elétrico do grupo na capital paulista. Ainda conforme representantes da BaianaSystem, a banda está a caminho de Porto Alegre, onde se apresenta nesta sexta-feira (12). 

Trio solar
Quem também marca presença no Furdunço é dupla Juan e Ravena. Com o apoio da Limpurb, a dupla vai ser a primeira atração do Carnaval de Salvador que usará um trio com energia solar. Até o figurino de Juan e Ravena será feito com material reciclável.

O “pranchão” onde eles desfilarão será feito com material retirado do ferro-velho, em Camaçari, com reaproveitamento do aço, ferro e alumínio, além de madeira reciclável para as caixas de som.  A iluminação, toda em LED, terá painéis fotovoltaicos que irão carregar as baterias via energia solar, através de uma parceria com a empresa Gauss Energia. 

As datas e horários exatos das apresentações devem ser divulgadas pelo prefeito ACM Neto nesta sexta-feira (12), quando Neto reúne a imprensa para dar todos os detalhes da folia.

Das antigas
Pela terceira vez no Furdunço, o trio Bailinho de Quinta comemorou a participação. O o baterista Thiago Trad disse que o evento traz de volta o Carnaval 'das antigas'. "Veio para ressignificar o Carnaval de rua de Salvador, que virou essa coisa dos trios que são mais altos que os prédios. O Furdunço traz o artista para perto do público, em um ambiente aberto e sem cordas. Vamos participar de novo porque é esse o espírito que o Bailinho representa", salientou Trad.

O músico comentou, ainda, que este ano a participação vai ser ainda mais especial, já que a vocalista do Bailinho, Juliana Leite, está grávida de seis meses. "Vai ser ainda mais especial para a gente. É um momento de gratidão ao público, que tem lotado todos os nossos ensaios, e agradecer a céu aberto".

A cantora Márcia Castro defende que Furdunço é uma oportunidade das bandas independentes se mostrarem para o grande público. "O Carnaval se tornou um evento de grandes estrelas. Então [o Furdunço] é uma oportunidade para a diversidade e é muito importante para os artistas mais independentes, por ser um espaço democrático, então, as expectativas são as melhores", disse ao CORREIO.

Márcia revelou que prepara um show bem baiano, assim como seu disco, o Treta, lançado no final do ano passado.

"Vai ser um show bem interessante, que traz a pegada eletropop do meu novo disco. Vou apresentar músicas que lancei e outras coisas, já conhecidas do repertório baiano. Me apresentei ano retrasado, estou com sede do Furdunço", acrescentou Márcia, que vai se apresentar pela segunda vez na pré-folia. 

Com oito anos de estrada, a banda soteropolitana Pirombeira se apresenta pela primeira vez na folia. De acordo com a tecladista da banda, Aline Falcão, a expectativa é grande. 

"Lançamos nosso primeiro CD em abril de 2017, quando tivemos boas surpresas. Tivemos duas premiações no Caymmi, inclusive o melhor show, então é um grande reconhecimento. Uma oportunidade de participar de uma manifestação cultural de grande visibilidade, além da diversidade dos ritmos. A gente pretende, além de apresentar nosso repertório autoral, fazer releituras de grandes nomes da música, como Gilberto Gil", afirmou.  

Confira todas as atrações do Furdunço

Bailinho de Quinta, Micro Trio Ivan Huol, Marana, Jonathan Raphael, Mamah Soares e Coletivo de Tambor, Rixô Elétrico, Samba de Farofa, Aléx da Costa e Coreto Elétrico, Furdence Coletivo DJs da Bahia, Viola de Doze, Vitrola Baiana, Maira Lins, Bonneco, Banda Milsinho Veloso, Canela Fina, Márcia Castro, Peu Meurray, Cos Style, Àttooxxá, Kuque Malino, Paulo Raio, Lucas Di Fiori, Banda Tallowah, Júnior Figueiredo, Banda Release, Flor Serena - Rural Elétrica, Quabales, Os Informais, Banda Cativeiro, Faustão e os Mongas, Garampiola, Orquestra de Pandeiros de Lauro de Freitas, Thomé Viana & Banda Ragga, Us ?, Júlio Caldas, Afoxé Kambalagwanze, Dan Hius, Banda Outros Baianos, Grupo Confusão, Baianafolia, Os My Friends, Pimenta Elétrica, Luciano Calazans, Maglore, Santo 7, Os Marchistas, Marquinhos Café, Peu Baiano e Banda, Virgílio, Ara Ketu, Wellington Pacheco, Batifun, Banda Nave Louca, Banda Aiyê, Juan e Ravena, Marcionílio Prado, Chocolate Riveiros, Bando Virado no Moi de Coentro, Banda Alquímea, Pirombeira, Dog Show, Alexandre Leão, Pedro Pondé, Jorginho Commacheiro e a Banda Commanche do Pelô. 

Lista foi publicada na edição desta quinta-feira (11) do Diário Oficial do Município. 

Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email jornalismo@maisregiao.com.br. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade