Carnaval do Conviver alegra as ruas de Mata de São João (Foto: Carolina Torres / Ag. Mais Região)

Quem pensa que os idosos não têm mais energia para curtir a folia, está totalmente enganado! As ruas do centro de Mata de São João receberam, na manhã desta quinta-feira (08), o colorido e a alegria contagiante do idosos do Conviver. O público da terceira idade saiu da sede do Projeto, ao som da Charanga Municipal.

Os foliões seguiram em direção ao prédio da Prefeitura Municipal, depois sentido Praça da Paquera, finalizando o percurso na Paróquia João Batista. De acordo com a Técnica de Enfermagem que trabalha no Conviver, Tânia Tavares, cerca de 200 idosos estiveram presente no desfile de Carnaval. ‘’Temos o cuidado de acolher quem deseja participar e os que estiverem mais debilitados, não trazemos para festa’’, afirmou.  

Tânia, que trabalha há dez anos acompanhando e realizando a avaliação dos idosos, revelou um dos vários casos de beneficio que o Conviver propõe para vida dos alunos matriculados. ‘’Um dos idosos era depressivo e encontrou no Conviver uma forma de melhorar a sua autoestima’’, conta.

A estrela da folia como é tradição em todos os carnavais de rua, é o Rei Momo e pela primeira vez o sorridente Domingo Alves, 90 anos, foi eleito o rei do Carnaval do Conviver. Muito orgulhoso, ele contou a reportagem do Mais Região, sobre a sua experiência no projeto e na folia ‘’ Participo há dez anos, sempre estou presente em todos os eventos, mas é a primeira vez que venho como Rei Momo e o que mais gosto é dançar’’, afirma.

null       Domingos pela 1º vez como Rei Momo no Carnaval do Conviver (Foto: Carolina Torres/ Ag. Mais Região) 

Dona Maria de Lurdes, 68 anos, também se preparou para curtir a folia do Conviver, há mais de um ano frequentando o projeto, a matense encontrou no espaço uma forma de fazer novas amizades e se divertir. ‘’Esse é o meu primeiro ano no Carnaval do Conviver estou gostando muito, aqui eu me sinto feliz’’, frisa Dona Maria. 

Além dos funcionários do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), a vice-prefeita e secretária de Ação Social, Lulu e secretário de Esporte Zelito Pereira participaram da festa. Na oportunidade, Lulu destacou a importância do carnaval programado especialmente para o público da terceira idade.

‘’Hoje estamos comemorando o carnaval deles. Um momento de alegria, interação social, imensurável o prazer de estar à frente dessa secretária, compartilhando e dividindo com todos eles essa alegria'', ressalta Lulu.  

Projeto

O Conviver é um espaço que promove atividades recreativas como dança, música, oficinas, pilates, exercícios físicos, artesanatos e teatro para o público da terceira idade. Acolhendo inúmeras pessoas do município e comunidades vizinhas. 

A equipe é composta por profissionais como enfermeiros, fisioterapeutas, professores de educação física e dança. Além de um Assistente Social que faz o acompanhamento do perfil de cada idoso.

Para quem deseja participar das atividades e oficinas, as inscrições são realizadas na sede do projeto. No ato da matrícula, o interessado é submetido a uma avaliação, com base em seu no relatório médico e seu perfil. Conforme a técnica Tânia, esse procedimento é necessário como forma de orientar o público participante. 

Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email jornalismo@maisregiao.com.br. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade
Publicidade