Agência dos Correios em Mata de São João (Foto: Mais Região)

A greve dos funcionários dos Correios, que afeta a distribuição de correspondências, tem refletido em Mata de São João, onde a agência suspendeu o atendimento desde segunda-feira (12). Muitos matenses têm se dirigido à agência para ter informações sobre o prazo de entrega de correspondências e encomendas.

“Estou aguardando uma encomenda de outra cidade, mas devido a greve terei que esperar mais um pouco, pois na unidade informaram que não tem previsão para o retorno das atividades”, afirma a dona de casa Vera Lúcia.

Outra cliente, foi em busca de informações na manhã desta terça-feira (13), sem muito sucesso. “A funcionária não soube informar sobre quando voltam a atender na agência”, frisa.  

De acordo com informações de um funcionário, na agência de Mata, todos os serviços estão suspensos por tempo indeterminado por causa da paralisação. 

Alternativas:

Encomendas

Veja dicas para quem precisa enviar encomendas ou correspondência com urgência durante o período de paralisação dos Correios:

A recomendação é procurar por serviços de entrega alternativos ou privados. Empresas como Fedex, Gollog e UPS oferecem transporte de encomendas.

O Idec recomenda que o consumidor, ao contratar essas empresas, solicite que o prazo de entrega seja registrado por escrito. Isso permite a reclamação de eventual prejuízo no caso de atraso.

Serviços dos Correios

Veja o que fazer em caso de ter contratado serviços de entrega diretamente nos Correios (por exemplo, envio de Sedex).

É possível pedir o ressarcimento ou abatimento do valor se houver atraso na entrega.

A reclamação deve ser feita em algum órgão de defesa do consumidor, como o Procon. Ele poderá exigir em Juizado Especial Cível indenização para ressarcimento de eventual prejuízo moral ou financeiro.

Contas

As contas podem vencer antes de o consumidor ter recebido a cobrança, ocasionando multas pelo atraso no pagamento. Veja como se prevenir:

O ideal é que o consumidor faça um planejamento do pagamento das contas, observando a época em que elas costumam chegar.

Se perceber que o prazo do vencimento está perto e o boleto não chegou, o consumidor deve se antecipar, entrando em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa emissora da conta e solicitar uma outra forma de realizar o pagamento.

Ele pode pedir o envio de uma segunda via do boleto, sem os juros, entrega da cobrança por e-mail ou fax, depósito bancário ou código de barra para pagamento em caixa eletrônico.

Caso a empresa não envie uma forma alternativa de pagamento, o Idec ressalta que a dívida não poderá ser cobrada com juros e multa.

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