Maternidade municipal (Foto: Divulgação)

A prefeitura de Dias d’Ávila, através da secretaria de Saúde, divulgou nesta sexta-feira (13), uma nota oficial esclarecendo sobre o falecimento da jovem Arina Grazielle, 22 anos, que ocorreu nesta quinta-feira (12), durante o parto, no Hospital Municipal Dilton Bispo de Santana.

Segundo o relatório médico, no processo cirúrgico para a realização do parto cesáreo, a jovem sofreu uma parada cardio respiratória. A mesma foi reanimada pelos médicos, sem sucesso. A equipe se empenhou para salvar a vida do recém-nascido.

Leia a nota na íntegra:

“O Governo Municipal, em respeito à sociedade, vem a público esclarecer que: os fatos relativos ao falecimento da paciente AGACJ, 22 anos, ocorrido no Hospital Municipal Dilton Bispo de Santana, no dia 12 de abril de 2018.

A paciente foi acompanhada pelos serviços de saúde do município tanto na atenção primária como no serviço especializado onde realizou o pré-natal regularmente com a realização de consultas médicas e de enfermagem e foi submetida a exames clínicos, laboratoriais e de imagem, conforme previsto na Política Nacional de Saúde da Mulher.

Admitida na Unidade Hospitalar, sem contrações e com gravidez a termo, e colo fechado, portanto sem evoluir para o parto normal, de acordo com avaliação da equipe médica que a assistiu, tinha indicação de realização de parto cirúrgico, a mesma foi submetida a sedação por meio de anestesia para realização do parto cesáreo. Logo após iniciado o procedimento de anestesia a mesma apresentou parada cardio respiratória, tendo sido posto em prática os protocolos de reanimação pela equipe médica, infelizmente sem sucesso. A equipe continuou em esforços intensivos na perspectiva de salvar a vida do recém-nascido, logrando o êxito.

A equipe do Hospital Municipal Dilton Bispo de Santana é composta por profissionais médicos e enfermeiros, todos eles com especialização na área em que atuam, alguns com mais de 30 anos de experiência e realizam cerca de 8 partos em cada plantão de trabalho, portanto habilitados e qualificados, com vasta experiência para exercício da atividade. Por sua vez, a Unidade de Saúde conta com toda a infraestrutura de serviços e equipamentos modernos necessários à prestação de assistência à saúde qualificada e compatível com as exigências técnico-normativas.

Ressaltamos que a perda de uma vida humana é algo que causa sofrimento a todos, inclusive a equipe, visto que nosso objetivo é promover a saúde e salvar vidas, contudo, o que nos tranquiliza é a certeza de ter feito o nosso melhor, o máximo possível, muito embora o resultado não fosse o desejado, por fatores alheios a nossa capacidade humana de resolução.

Em tempo, lamentamos o ocorrido e nos solidarizamos com os amigos e familiares da paciente e repudiamos com veemência toda e qualquer tentativa de criação de fatos políticos com o sofrimento alheio.  Nesse momento, aguardamos o resultado do laudo do IML com a causa mortis, na certeza que toda a conduta imprimida no ato cirúrgico foi feita na perspectiva de salvar vidas”.

 

Assessoria de Comunicação

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAS D’ÁVILA

 

 

Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email jornalismo@maisregiao.com.br. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade
Publicidade