Exame será aplicado no dia 5 de agosto, mas não é todo mundo que pode fazer a prova. (Foto: Reprodução )

As inscrições para o Exame para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) começam nesta segunda-feira (16) e vão até o próximo dia 27. O exame será aplicado no dia 5 de agosto, um domingo, mas não é todo mundo que pode fazer a prova.

Quem não concluiu o ensino fundamental tem que ter mais de 15 anos para pedir a certificação. Para pedir o diploma do ensino médio, é preciso ser maior de 18 anos. A inscrição é gratuita.

Mas, neste ano, há uma mudança. No ano passado, 60% dos inscritos não compareceram no dia da prova, por isso, neste ano, quem faltar vai ter que justificar a ausência.

Quem não justificar vai ter que ressarcir o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) se quiser fazer a prova novamente. Para conseguir a certificação, o candidato deve fazer pelo menos 100 pontos em cada área de conhecimento do exame.

Quem atingir a nota mínima em pelo menos uma das áreas de conhecimento, mas não em todas, recebe a declaração de proficiência naquela área. Ela não vale como certificado de conclusão dos ensinos fundamental ou médio, mas libera o candidato de ter que refazer a prova sobre essa área nas próximas edições do exame. Veja mais informações na página do Encceja.

Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email [email protected] Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade