colunista

Maurício Bacelar

É engenheiro, ocupou cargos importantes nas prefeituras de Dias d'Ávila e Camaçari. Foi Diretor Geral do Detran-BA. Escreve às sextas, a cada duas semanas.

O Brasil é signatário de uma Resolução da Assembleia – Geral das Nações Unidas – ONU que definiu o período entre 2011 e 2020 como a Década de Ações para a Segurança no Trânsito. A intenção da ONU é salvar 5.000.000 de vidas até 2020.

O trânsito é hoje a nona maior causa de mortes no mundo e se nada for feito, em 2020, será a quinta maior.

São mais de 40.000 mortes e mais de 600.000 pessoas sequeladas no trânsito, anualmente no Brasil, o que por si só já é uma tragédia e, ainda, tem o prejuízo que causa ao erário, algo em torno de R$58 bilhões por ano.

No esforço do país em diminuir o número de mortos e sequelados no trânsito, foi criado o Movimento Maio Amarelo baseado no sucesso dos movimentos Outubro Rosa, que alerta para o câncer de mama nas mulheres e Novembro Azul que trata do câncer de próstata nos homens.

É consenso que, somente com as ações desenvolvidas pelo poder público, não teremos o sucesso esperado na diminuição de mortes. É preciso o engajamento da iniciativa privada e da sociedade civil organizada neste esforço.

O objetivo é que neste mês, de maneira concatenada, o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada desenvolvam ações para suscitar no seio da comunidade a discussão do tema trânsito.

É preciso que todos tenham a consciência que a questão da segurança viária é uma decisão individual e que todos têm o dever de conhecer e semear a segurança no trânsito.

Vamos aproveitar este mês e levar para nossos grupos, seja a família, os amigos, colegas de trabalho, vizinhos e, também, nas redes sociais, a discussão da segurança viária. Vamos; como na fábula do beija-flor que tenta apagar o incêndio na floresta jogando gotas d’água, que carrega no bico; cada um fazer a sua parte. Assim, num movimento desencadeado na base da sociedade, a gente possa convencer a todos da importância desta questão na qualidade de vida das pessoas.

Que todos os meses do ano sejam amarelos!

Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email jornalismo@maisregiao.com.br. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade