colunista

Fred & Marcio

Frederico Tognin é biólogo e coordenador técnico do Tamar. Já Marcio Vianna é administrador e cozinheiro. Eles escrevem uma vez por mês.
Publicada em 16/05/2018 10:58 - Atualizada em 16/05/2018 11:00

Somos o Meio Ambiente

Fred & Marcio
Compartilhe

Reciclar significa transformar objetos usados em novos produtos para o consumo e ressignificar é a ação de atribuir um novo significado a algo ou alguém. Vamos juntar esses conceitos e ver o que podemos fazer com o nosso lixo aprendendo algo novo e criando algo lindas peças de artesanato?! 

A partir da década de 80, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente e aí a preocupação com o futuro do planeta. O que fazer com esse lixo todo? O que será de nossa comunidade se não nos preocuparmos com o descarte adequado do nosso próprio resíduo?

Muitos governos e ONGs estão cobrando das empresas posturas responsáveis, pois o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Já há uma série de leis que os obrigam a adequar este descarte. A nós cabe observar, cobrar e denunciar irregularidades aos órgãos públicos adequados. Somos parte fundamental da natureza e precisamos interagir com ela. O nosso meio ambiente começa em nossa casa.

Você destina seu lixo adequadamente? No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais utilizados são o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar.

E o vidro? Quase nenhuma entidade recolhe ou o destina adequadamente se tornando um dos grandes vilões do mundo atual. Como descartá-lo? É muito fácil despejarmos no lixo das nossas casas, mas procurar algo para reutilizá-lo é difícil! Dá trabalho!!!

Não iremos resolver esse problema mundial, mas podemos fazer a nossa parte... são inúmeras as possibilidades de reaproveitarmos esses vasilhames, dando muito charme em nossas vidas.

O Marcio, como comerciante de bebidas tem um problema um pouco maior (por conta da quantidade de lixo gerado), mas não diferente. Hoje os fornecedores estão cada vez menos reutilizando seus vasilhames. Alegam que é mais cara a higienização do que a fabricação dos mesmos. Então vamos usar a imaginação e dar o nosso destino pessoal a elas!

Seguem algumas dicas que ele mesmo já utiliza e outras que poderemos contar com a ajuda de um grande aliado que é a internet. Basta digitar o que você “pensou em fazer”, que várias opções e ideias aparecerão na sua frente.

Recentemente fez uma linda passarela (caminho) de vidros em sua casa. Muito simples e bonito, utilizando nada menos que perto de 2000 garrafas de long neck. Nesta primeira coluna, ensinaremos como ressignificar muitas garrafas de vidro em um lindo passeio na sua casa ou estabelecimento. Neste caso as garrafas não precisam ser cortadas, elas serão reutilizadas inteiras, ok?!

Passo a passo:

Definir o caminho: largura e comprimento;

Cavar a terra a uma altura em que a base das garrafas fique rente ao solo, normalmente 25 cm;

Fazer uma paredinha com apenas um tijolo em toda a extensão, dos 2 lados viu!

Dê uma cavadinha com auxílio de algo pontudo, aonde for colocar a garrafa, apenas para que ela fique em pé (com sua boca enterrada) e fique na altura desejada de sua passarela;


null 

Faça em partes... Marcio recomenda fazer de dois em dois metros.

Misture areia com cimento e vá preenchendo os buracos entre elas.

Jogue água para fazer a massa e com uma trincha vá dando o acabamento e limpando a base das garrafas.


null


Faça o acabamento na paredinha de bloco que ficou aparente e pronto! Pode desfilar sobre elas...

 null

Qualquer outra ajuda fale conosco: marciodmvianna@hotmail.com e ftognin@hotmail.com

Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email jornalismo@maisregiao.com.br. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade
Publicidade