Os representantes mais antigos da comunidade nipônica de Mata de São João participaram do encontro (Foto: Divulgação)
A comunidade Japonesa do JK recebeu na Associação Cultural Nipo-Brasileira da Colônia do JK, para um almoço, o Prefeito Marcelo Oliveira; o cônsul Jiro Maruhashi, representante do Consulado Geral do Japão no Recife e o representante do Consulado Geral Honorário do Japão em Salvador, Dr. Odecil Costa Oliveira, da Associação Cultural Nippo-Brasileira de Salvador (Anisa). O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (16).

O encontro ocorreu porque o Consulado Geral do Japão no Recife teve sua jurisdição ampliada e atende, agora, a sete Estados do Nordeste (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), visando, desta forma, uma aproximação cada vez maior entre o Japão e o Brasil através das atividades das comunidades na região do Nordeste do Brasil.

Os representantes mais antigos da comunidade nipônica de Mata de São João participaram do encontro e contaram um pouco de suas experiências de vida, histórias de suas famílias até os dias atuais. Mesmo com a distância para a Ásia, o Brasil é o país com a maior comunidade japonesa fora do Japão no mundo, recebendo imigrantes desde 1908.


O Prefeito Marcelo Oliveira se mostrou feliz em fazer parte de uma data tão importante para a comunidade japonesa, “para mim, é uma honraria dividir esse momento com vocês. É perceptível a forma como vocês valorizam nossa cultura e nós devemos fazer o mesmo”, pontuou o chefe do executivo. Marcelo afirmou ainda que, o que estiver ao alcance do poder público será feito para o bem estar da comunidade.


O Prefeito garantiu algumas melhorias para a Associação Cultural Nipo-Brasileira da Colônia do JK, entre elas a ampliação da cobertura do espaço de festas e um campo de futebol. A maior notícia para os moradores da localidade é o investimento de mais de R$4 milhões de reais que será feito nas estradas vicinais. “Vamos dar manutenção e fazer um tratamento asfáltico, retirando o cascalho das vias vicinais, priorizando os roteiros onde passam os ônibus de transporte escolar”, finalizou Marcelo Oliveira.


O cônsul ficou contente com o encontro e afirmou que o Consulado Geral está determinado em empenhar-se ao máximo no sentido de estreitar as relações entre o Japão e o Brasil, e particularmente na região nordeste, que fica sob a sua jurisdição.

Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email jornalismo@maisregiao.com.br. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade
Publicidade