colunista

Fred & Marcio

Frederico Tognin é biólogo e coordenador técnico do Tamar. Já Marcio Vianna é administrador e cozinheiro. Eles escrevem uma vez por mês.
De diversas cores e tamanhos, os pequeninos e lindos canudos são muito usados em estabelecimentos comerciais e dificilmente você o nega quando alguém te oferece, certo? Pois, se controle e diga NÃO ao canudo. 

De inofensivo essa pequena parte de plástico não tem nada, são muito danosos ao meio ambiente e geralmente não é biodegradável. Tem uma vida útil muito curta, você o usa por no máximo 4 minutos e ele demora mais de 400 anos para se decompor na natureza. Seu destino na maioria das vezes é inadequado e acaba poluindo o planeta.  

Vale a pena dormir com essa culpa? Agora, não adianta usar o canudinho de plástico, jogar na lixeira e achar que está tudo bem, pois não está!!! Mesmo se descartado corretamente e levado para aterros legalizados, o canudinho pode escapar pela ação do vento, principalmente por ser leve, e pode ainda ser carregado pela chuva para nosso mar e rios da nossa região. Estamos bem nessa época aqui, muita chuva e vento!!!!

Estima-se que 90% das espécies marinhas tenham ingerido produtos de plástico em algum momento de sua vida. Muito triste essa realidade! 

Recentemente, uma campanha nas redes sociais começou a promover essa reflexão e criou as hashtags #RefusePlasticStraws ou #PlasticPollutes. Várias personalidades estrangeiras aderiram à esta campanha e não vem mais usando este terrível utensílio pois não utilizá-lo deixará seu suco com o mesmo sabor de antes. O paladar não é alterado! 

Nos Estados Unidos, estima-se que são usados quase 500 milhões de canudinhos por dia, acreditam? Abrasileiraram a campanha foi criada com a hashtag #paredechupar nas redes sociais. Idealizado por Sergio Marone, Fe Cortez e Wagner Andrade esse movimento, inspirado no #stopsucking tem por objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade, empresas e governos a repensarem seus consumos e caminhar para o banimento e substituição desses materiais mega poluentes e desnecessários. Visite seu site paredechupar.com e aprenda mais sobre o tema. Vale muito a pena!!!

Vamos todos nos unir e aprender a dizer “não” aos estabelecimentos da nossa região que nos servirem uma bebida com este pedaço de plástico? Vamos treinar e dizer: “sem canudinho, por favor”?! 

Com o tempo vamos mudando nosso comportamento, diminuiremos o uso indiscriminado deste ítem e deixaremos os mares mais limpos. Segundo o site da campanha oficial, em 2050, o oceano terá mais plástico do que peixe. Chega de sugar o planeta, amigos!  Existem algumas alternativas ecológicas de possível substituição dos canudinhos de plástico.

Até o momento foram apresentados ao mercado os canudos de papel, silicone e tem até bambu. Esta substituição gera um certo custo ao empreendimento mas pode representar sua sustentabilidade agregando ainda mais valor às marcas. Vai de cada um... O ideal é parar de usar os canudinhos!

A cidade do Rio de Janeiro já saiu na frente e apresentou um projeto de lei que proíbe o uso dos canudos plásticos e estabelece a obrigatoriedade do uso de canudos feitos com material ecologicamente correto. A medida foi aprovada e publicada no Diário Oficial do dia 05 de julho, semana passada!!!! Ainda não foi definida a data de início desta proibição, mas de qualquer forma já foi uma vitória para o meio ambiente! Vamos torcer para os nossos municípios se inspirarem nessa lei e fazerem algo parecido por nossa região! ?

Enquanto os canudos são usados por aí, podemos amenizar o impacto ambiental e transformá-los em obra de arte ou utensílios para o nosso viver. É só deixar a imaginação fluir que muitas ideias alegres e coloridas invadirão o seu pensamento. Umas das formas mais práticas e utilizadas  são  simplesmente  as  colagens   onde  podemos  transformar canudos  usados em lustres, abajures, guirlandas e lindos painéis de palavras. 

Agora, uma ideia prática e bastante funcional pode ser transformar os canudos numa vassoura para nossa casa ou jardim. Será possível isso?! Claro que sim, basta juntar um cabo de vassoura, que sempre temos em casa, uma garrafa pet pequena (onde a parte menor é amarrada no cabo) e muitos canudos na ponta! Pronto deu uma boa solução aos seus canudos e sua casa ficará bem limpa! Agora... mãos a obra!


Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email jornalismo@maisregiao.com.br. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade