Listamos seis estratégias que podem lhe ajudar a controlar o vício (Foto: Ilustrativa )
Chega uma notificação e você corre para desbloquear a tela do Smartphone para dar aquela conferida? Se você acha que está refém desse comportamento e perdendo muito tempo conectado à telinha, que tal adotar algumas estratégias para reduzir isso? Listamos seis ações práticas e bastante eficientes. Elas podem melhorar suas relações sociais e até mesmo sua saúde. Confira:

CONTROLE O TEMPO QUE VOCÊ PASSA CONECTADO
A autoconsciência é, sem dúvida, o primeiro estágio para a retomada de controle. Mas, nem sempre, temos total controle de quanto tempo passamos conectados por dia. Uma boa estratégia é se aproveitar dos recursos já disponibilizados por aplicativos como Instagram e Facebook. 

Quem quer monitorar o tempo gasto em outros aplicativos e sites, pode recorrer ao QualityTime. Disponível para celulares Android, o recurso permite gerenciar melhor o tempo que você passa conectado no smartphone. A ferramenta fornece informações completas, mostrando todos os apps que você usou ao longo do dia e o tempo individual ou total em cada um deles. 

O usuário pode também configurar um tempo de pausa no dia, para dar atenção à família ou trabalho, por exemplo, removendo notificações no smartphone, ou até adicionar alertas de uso. Outros bons recursos são o Offtime e o Space-Break.

DESLIGUE O CELULAR QUANDO FOR PARA A CAMA
O mundo digital funciona 24 horas por dia mas, como você ainda não virou um robô, é humanamente impossível acompanhar esse ritmo. Lembre que são necessárias no mínimo sete horas de sono por noite para você repor as energias e ficar bem no dia seguinte. 

Se ainda não percebeu, deixar o celular ligado é o maior inimigo de uma noite sem descanso. Levar o aparelho para a cama e mantê-lo ligado à rede é quase sempre sinônimo de muita informação minutos antes de dormir e depois de acordar. 

Especialistas recomendam se desconectar uma hora antes do sono, para que o corpo e a mente se acalmem. O bom é manter uma distância física do celular nesse momento. Se você usa o aparelho como despertador e precisa mantê-lo perto de você para não perder o horário, saiba que mantê-lo piscando, vibrando e tocando também piora consideravelmente seu sono.

DIMINUA O BRILHO DA SUA TELA
As cores brilhantes agem como recompensas para o cérebro. A sugestão é configurar o telefone em uma escala de cinzas, para eliminar esses reforços positivos. Isso tem ajudado as pessoas a ficar mais tempo longe do celular. Para mudar a configuração, o caminho é: Configurações > Geral > Acessibilidade > Mostrar adaptações. Ative os filtros de cor e configure-os em "escala de cinzas". Em seguida, vá à parte final de configurações de acessibilidade e ative "Acesso direto", pressionando três vezes de forma rápida para alternar entre cinzas e cores.

FAÇA UMA FAXINA NOS SEUS APLICATIVOS
Caso você constate que está gastando muito tempo com Smartphone, desinstalar aplicativos como o do Facebook pode se mostrar uma medida altamente eficiente. Isso não significa que você vá apagar suas contas das redes sociais, mas o fato de ter de digitar o nome do site no navegador, fará com que você se dê conta de quantas vezes acessa esse tipo de site. 

Outra boa dica é eliminar as redundâncias nos contatos – quem você segue no Twitter, por exemplo, não precisa ser um contato no Facebook. Desinstale também os joguinhos e demais aplicativos que costumam lhe encher de notificações e dispersar.

DESATIVE AS NOTIFICAÇÕES QUE NÃO SÃO PESSOAIS
Muitas das notificações que recebemos são dos próprios dispositivos e dos apps, e não dos nossos contatos pessoais. Isso faz com que nossos celulares vibrem e se acendam - e assim nossa vista é puxada novamente aos aplicativos, muitas vezes sem necessidade real. Para mudar isso, vá a Configurações > Notificações e desative todos os alertas, à exceção daqueles que virão dos seus contatos, como WhatsApp, Messenger ou SMS.

EVITE COMPENSAR O TEMPO LIVRE COM O CELULAR
Se você está em uma fila de banco, aguardando ser atendido em uma consulta médica, esperando um ônibus, evite estar conectado a todo tempo. Avalie o quanto você aproveita das pausas do seu dia. São realmente momentos de pausa para você? Aproveite para ler um livro ou somente olhar a paisagem e ver a vida acontecer ao redor. Se costuma ficar grudado ao celular durante as refeições, tente por uma semana passar este momento longe do aparelho. Lembre que para uma melhor qualidade de vida, é preciso manter bons hábitos.

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