No local será comercializada hortaliças orgânicas produzidas nas escolas participantes do Projeto Horta nas Escolas (Foto: Ilustrativa)

A Praça da Igreja em Praia do Forte será palco da 3ª Feira Orgânica do Projeto Horta nas Escolas. O evento acontecerá neste sábado (10), a partir as 8h e contará com produção agrícola resultante de um esforço em conjunto de 150 estudantes vindos de 14 instituições públicas de ensino espalhadas por três municípios do litoral norte da Bahia (Camaçari, Mata de São João e Entre Rios).

"A Feira Orgânica é um momento de culminância do Projeto Horta nas Escolas. Exibimos o trabalho feito durante o ano para a comunidade e patrocinadores. Nesse evento mostramos resultados concretos do projeto em relação à produção das escolas e desenvolvimento dos estudantes quanto ao aprendizado" conta Maria Helena Brasileiro, Coordenadora Pedagógica do Instituto Imbassaí, ONG responsável pelo Projeto Horta nas Escolas e organização da Feira Orgânica.

Além de comprar hortaliças orgânicas produzidas nas escolas participantes do Projeto Horta nas Escolas, o visitante também poderá assistir apresentações culturais, experimentar a oficina de plantio e conhecer experimentos científicos criados pelos estudantes. Haverá também produtos criados por artesãos locais e conhecimento a ser trocado com crianças e adolescentes que passaram o ano aprendendo sobre o funcionamento de uma horta, alimentação saudável e cuidados com o meio ambiente.

O dinheiro arrecadado com a venda dos produtos é revertido para os clubes da horta, grupos formados por estudantes, professores e funcionários, todos responsáveis por administrar a horta em sua instituição de ensino. Faz parte da metodologia, inclusive, que as crianças em conjunto com os adultos do clube decidam como administrar os valores adquiridos com a venda das hortaliças na feira.

O Projeto Horta nas Escolas é uma iniciativa do Instituto Imbassaí e tem como objetivo o desenvolvimento de hortas em espaços ociosos de instituições de ensino. Isso resulta na criação de um espaço educativo experimental para crianças e adolescentes de escolas públicas.

A 3ª Feira Orgânica tem o apoio de Vila Galé Marés, Costa do Sauípe, Grand Palladium Imbassaí, Iberostar, Grou Turismo, Tivoli Ecoresort, Prefeitura de Mata de São João, Quintas Private Residences e Turisforte.  


Escolas Participantes:


Colégio Estadual Alaor Coutinho (Comunidade do Açuzinho)


Colégio Estadual Porto de Sauípe (Comunidade de Porto de Sauipe)


Colégio Estadual Barra de Pojuca (Comunidade de Barra do Pojuca)


Escola Municipal Antônio Paiva Tolentino (Comunidade de Sauipe)


Escola Municipal São Vicente (Comunidade de Diogo)


Escola Municipal João Francisco dos Santos (Comunidade de Campinas)


Escola Municipal Idalba Tolentino de Almeida (Comunidade de Areal)


Escola Municipal José de Almeida Seixas Filho (Comunidade de Imbassai)


Escola Municipal Profº Áureo de Oliveira Filho (Comunidade de Malhadas)


Centro Educacional Barra do Pojuca (Comunidade de Barra do Pojuca)


Escola Municipal Amélia Rodrigues (Comunidade de Monte Gordo)


Escola Municipal Américo Ferreira dos Santos (Comunidade de Barra do Pojuca) 


Escola Municipal João Pereira Vasconcelos (Comunidade de Acuzinho)


Escola Municipal Isaac Marambaia (Comunidade de Barro Branco)

Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email jornalismo@maisregiao.com.br. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade
Publicidade