colunista

Gabriel Seixas

É diretor do Mais Região e apresentador do programa É do Povo! na Sauipe Fm. Escreve às segundas.
Há muito tempo a disputa pela presidência da Câmara de Mata de São João não era tão disputada. A eleição acontece nesta terça-feira (11) e cinco dos 13 vereadores demonstraram interesse, todos eles da base governista. Os nomes são: Agnaldo de Lulu (DEM), Bira da Barraca (DEM), Jair Bispo (PTB), Ricardo Matense (PSDB) e Zé do Relógio (PSDB). 

Os últimos dias foram de articulações: reuniões, almoços, visita em casa, telefonemas... 

Vamos aos bastidores:

O atual presidente, Agnaldo de Lulu, articula pesado para não perder a cadeira da Casa. No grupo, ele tem dois votos certos: Pastor Sandro (PRB) e Beto de Amado Bahia (DEM). Com exceção de Paulo Henrique (SD), dizem que Agnaldo teria votos da oposição. Será? Deles, apenas Sérgio Bogoio (PSD) teria assumido que vota. O vereador Tiago de Zezo (PT), que sofre pressão do partido contrario a reeleição do chefe do Legislativo, seria um voto certo. O petista pode ser expulso da sigla caso contrarie a orientação do diretório municipal. 

O que se sabe também é que os Pires são contra Tiago de Zezo e Bogoio votarem numa chapa governista. Paulo Henrique, que está mais próximo deles, já declarou abstenção caso a oposição na coloque chapa. Antes, Paulo dizia que o único candidato do governo que teria seu voto era Zé do Relógio. 

De volta ao mandato bem no dia da eleição, Bira da Barraca achou que seria fácil aglutinar apoios à sua candidatura, mas encontra resistência de alguns. Um deles me disse: "Chega agora e já quer sentar na janela?". 

Hoje mesmo, os oito vereadores da base se reúnem com o deputado João Gualberto (PSDB) e o prefeito Marcelo Oliveira (PSDB) para construir a chapa governista. Na última disputa, Rossi chegou liderando, mas Agnaldo que não tinha pretensão foi o escolhido. 

Assim como na eleição passada, Gualberto defende que a base não precisa de votos da oposição. Apesar das indiferenças, a expectativa é que o consenso prevaleça. 

Apesar do roteiro, que é bastante conhecido, podemos ter alguma novidade que mudará o jogo político na cidade...  Uma coisa é certa, 2020 já começou há muito tempo... 




Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email jornalismo@maisregiao.com.br. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade
Publicidade