Boi Janeiro de Dona Lindu é tradição no município (Foto: Reprodução/Facebook-Ocupa)
Pojuca recebe a tradicional festa do Boi Janeiro nesta sexta-feira (5) e sábado (6). Esse ano, a festa vai homenagear a mulher e mestra, Dona Lindu, a maior autoridade da cultura popular da cidade, que completa no dia 20 de janeiro, 100 anos de vida e história dedicada à cultura pojucana.

O Boi Janeiro é marcado por grandes cortejos culturais pelas ruas da cidade, onde a criatividade e sabedoria popular ditam o passo, entoando misticismo em suas canções, na religião e na fé. As vestes coloridas, alegria, sabedoria, crenças e todo o contexto norteador da festividade e da nossa gente tomarão as ruas da cidade.

A Prefeitura de Pojuca através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude – SECELJ tem ao longo da gestão, dado todo o apoio necessário para que essa manifestação cultural e popular não venha a sucumbir com o tempo.

Assim como sua criadora e mantenedora, o Boi Janeiro de Dona Lindu rompeu o tempo e chega em 2019 com 85 anos de história e tradição, levando alegria para pessoas de várias gerações.

A SECELJ pelo segundo ano consecutivo vai colocar o Boi Janeiro da SECELJ que no ano passado movimentou as ruas da cidade, saindo do bairro da Inocoop, passando pelo bairro da Vitória em direção à Praça ACM. Na principal praça da cidade os bois se encontraram para fazer a festa do público.

O Boi Janeiro de Dona Lindu, tradicionalmente, sai da sua residência na Rua Alfredo Leite, passando pela Rua Pedro Alexandre e chega ao Coliseu da Praça ACM para a culminância da festa com muito samba de viola, exposição fotográfica em homenagem à mestra, e a 1ª Feira Municipal de Artesanato.

Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email jornalismo@maisregiao.com.br. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade
Publicidade