Agricultor familiar (Foto: Divulgação/Ascom)

Mata de São João recebe neste sábado (23) e neste domingo (24), a segunda edição da AGRIFAM – Feira da Agricultura Familiar. O evento é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da SEAGRI – Secretaria de Agricultura e Pesca e será realizado na Estação da Alegria, onde serão expostos produtos de agricultores familiares, artesãos, parceiros e pequenos produtores, a fim de consolidar esse importante setor da sociedade.

 De acordo com o Secretário de Agricultura e Pesca, Cristiano Magalhães, a AGRIFAM pretende fomentar a participação de produtores que trabalham sob regime familiar, ampliando a presença de agentes econômicos no processo de desenvolvimento rural. “Pelo segundo ano, a Feira vai estimular o intercâmbio de novas tecnologias entre instituições públicas e empresas do setor privado”, pontuou.

 Expandir conhecimentos e ofertar oportunidades aos agricultores familiares de Mata de São João são alguns dos objetivos da AGRIFAM, e para isso, o evento vai contar com a presença do SEBRAE. Outro ponto importante será a presença do Setaf – Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar, que vai tirar e atualizar DAP´S – declaração de aptidão ao Pronaf dos agricultores.

 Os visitantes vão ter experiências com diversas exposições, como a do Projeto de Aquaponia: sistema de cultivo que une a Piscicultura (cultivo de peixes) e a Hidroponia (cultivos de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas na água); Exposição e venda de pequenos animais; Oficinas de artesanato, Cursos ministrados pelo SEBRAE; Artesanato comunitário, entre outras.

 O momento será oportuno para a entrega do Kit Salvação da Lavoura, projeto já consolidado no Município. O Kit é composto de sementes e equipamentos que auxiliam e facilitam diretamente mais de 850 famílias agricultoras. Para o Prefeito Marcelo Oliveira, o espaço será importante para fortalecer a economia produtiva, “a AGRIFAM será fundamental para o desenvolvimento econômico e para a geração de renda dos pequenos produtores, além de ser uma oportunidade de crescimento para eles”.

 Os presentes também poderão aferir a pressão arterial e medir a glicemia com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde. A Feira contará ainda com apresentações culturais, e diversas outras atividades para marcar esse novo momento da agricultura familiar em Mata de São João.

Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email jornalismo@maisregiao.com.br. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade
Publicidade