O equipamento foi inaugurado no dia 15 de abril (Foto: Agência Mais Região )

Inaugurado no dia 15 de abril em Mata de São João, o tomógrafo entrará em funcionamento no início de junho, de acordo com a secretária de saúde, Tatiane Rebouças. O equipamento que oferece alta resolução de imagem é o 16º inaugurado no estado da Bahia.

Em entrevista na Rádio Sauípe FM, a gestora da pasta explicou o porquê do atraso no funcionamento do aparelho. “O equipamento precisa ser calibrado, e para que isso aconteça ele precisa de uma umidade específica na sala onde o tomógrafo está instalado, permitindo que ele funcione sem variações. Percebemos que a nossa umidade estava em 60, quando ele teria que está abaixo de 40, então, tivemos que comprar um desumidificador para estabelecer a umidade adequada”, justifica.

Conforme Tatiane, já foi feita uma dispensa em caráter de urgência para aquisição do desumidificador. “Chegando os dois desumidificadores faremos a calibração e em três ou quatro dias de treinamento da equipe, faremos o tomógrafo funcionar. Nossa expectativa é para 1º de junho iniciar os exames através do tomógrafo, na verdade, estou correndo para ser esse mês ainda”, frisa.

Com o aparelho em funcionamento a prioridade será atendimentos aos moradores do município, porém a secretária está avaliando estender aos munícipes das cidades circunvizinhas, a exemplo de Dias d’Ávila. “Vamos atender inicialmente a população de Mata de São João. Se o Estado intermediar uma pactuação conosco, onde terá que haver o repasse dos municípios vizinhos, com relação a realização desses exames, nós estamos dispostos ampliar o horário de serviços para fazer esse atendimento”, observa e ainda destaca “A pactuação depende muito da boa vontade de todos da remuneração que vai ser feita ao município, porque se não houver essa remuneração só agregará custos ao município”.

 O atendimento ambulatorial com o tomógrafo será realizado de segunda à sexta-feira, através do exame previamente agendado. As emergências que surgirem durante o horário previsto de oito horas diárias serão efetuados o atendimento no mesmo dia ou no dia seguinte, caso ultrapasse as oito horas. 

Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email jornalismo@maisregiao.com.br. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade
Publicidade