colunista

Fred & Marcio

Frederico Tognin é biólogo e coordenador técnico do Tamar. Já Marcio Vianna é administrador e cozinheiro. Eles escrevem uma vez por mês.
Publicada em 18/09/2019 16:07 - Atualizada em 18/09/2019 17:15

Primo Vere

Fred & Marcio
Compartilhe
Dia 22 de setembro é um dia muito especial e você sabe porquê?

É a chegada da estação das flores, é a chegada da primavera!!!!  Uhuhu 
E porque essa linda estação do ano tem esse nome? E porque está associação às flores?

Láaaaaaa no início do planeta, o ano era dividido em apenas duas estações: 1- A veris que significava “o bom tempo”, a estação da floração e da frutificação; e 2- O hibernus, “o mau tempo”, a estação da chuva e do frio!! 

O Veris tinha muito mais dias que o Hibernus e aos poucos, este grande período foi se dividindo em: 

- Primo Vere: que era a primeira parte do veris, o princípio da bom tempo, que correspondia às florações e frutificações das plantinhas;
- Veranum tempus - a segunda parte do veris, onde o sol comeeeeça a esquentar e período começa a ficar mais seco e;
- Aestivum: a terceira parte da estação, que correspondia ao estio total. Era aqui que os dias passam a ser mais longos que as noites.

O Hibernus, a estação do mau tempo também se subdividiu em:
- Tempus autumnus: quando as plantas seca e a temperatura comeeeeeça a diminuir e;
- Tempus hibernus: quando já estamos tomados pelo frio e chuva. Rs

Pós estas divisões, no mundo passamos a ter 5 estações!!! E a partir do século XVII, o Aestivum some e TODOS nós, oficialmente, passamos a ter 4 estações (PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO E INVERNO).

Interessante, não é?! E vocês sabiam que algumas dessas flores podemos comer? Isso mesmo COMER!!! São as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

Algumas plantinhas já foram muito consumidas no passado, mas ao longo dos anos esse hábito foi sendo substituídos por outras hortaliças e acabou no esquecimento geral da nação! rs Há registro, na história do Brasil, de consumo de urtiga por exemplo. 

Recentemente, as propriedades destas plantas foram destacadas e seu consumo passou a ser conhecido nacionalmente. São folhas e flores ricas em nutrientes, acessíveis e fáceis de serem encontradas. Para muitas pessoas eram apenas o matinho do jardim! rs

A urtiga, por exemplo, é uma das plantas mais ricas em ferro que existem. Na Itália é famosa, por conta de uma sopa deliciosa chamada zuppa di ortiche. 

A Ora-pro-nobis é muito consumida em Minas Gerais e, recentemente, tem migrado para os outros Estados brasileiros. É mais usada no preparo do frango, porém, com suas folhas dá para fazer TUDOOO!! Solta uma babinha, como um quiabo e seu sabor é picante! Muito saborasa!!! Há pessoas que preferem bater no liquidificador para compor um suco detox, por exemplo. Para esta planta, em especifico, pode usar toda a sua imaginação no preparo das suas refeições, tudo pode conter ora-pro-nobis!! Uhuuh

Nós, merendeiros, recomendamos a leitura do livro “PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC) NO BRASIL” de Valdely Kinupp e Harri Lorenzi - dois dos maiores estudiosos de plantas no Brasil. Apresenta plantas nativas e exóticas (espontâneas e cultivadas), consumidas no passado e ou em alguma região do país e do mundo que hoje podem ser consumidas em nossa rotina.

Obrigado pela atenção e até a próxima, amigos!!!!
Bjos dos Merendeiros

Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email jornalismo@maisregiao.com.br. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade
Publicidade