colunista

Lizandra Monteiro

É formada em Turismo com foco em hotelaria, especialista em Gestão de Negócios. Atualmente é consultora especializada em empresas de hospitalidade e reside em Imbassai. Escreve uma vez por mês.
Publicada em 25/09/2019 17:33 - Atualizada em 25/09/2019 17:35

Bons Modos

Lizandra Monteiro
Compartilhe
Olá Tudo bem?

Se já sabemos que Boas Maneiras são gestos e atitudes básicos para se viver em sociedade, também podemos falar que ter Bons Modos é, basicamente, viver de forma organizada! Você já teve aquela sensação de que o dia podia ter mais de 24 horas para conseguir fazer tudo o que precisava fazer?

E se eu te falar que com algumas habilidades básicas você consegue se organizar e gerenciar o seu tempo?  Sim! Com bons hábitos diários maximizará as horas do seu dia e ganhará tempo para acrescentar muito mais atividades que nem pensava que poderia estar no seu dia a dia! Quer saber? Então vamos lá...

Primeiro é importante que saiba identificar a forma como você gasta o seu tempo. Como? Faça um monitoramento das suas atividades, entenda o que faz no seu dia a dia e registre o tempo destas atividades, você ficará surpreso (a) com o tempo que gasta em cada atividade. Não se esqueça das atividades como tomar café da manhã, limpar a casa, tomar banho...

Identificou? Agora é necessário criar o registro de fato. Como? Faça o registro em um Caderno ou Diário que chamaremos de: Levantamento das Atividades Diárias e do tempo que gasta em cada uma delas; Registre de forma bem organizada. Ao passar as informações para o papel, tente fazer em uma única folha, assim conseguirá notar possíveis padrões e, provavelmente, os horários que está desperdiçando do seu tempo.

Dica: As informações devem ser escritas de forma clara, não ignore as tarefas pequenas e escreva o tempo exato gasto em cada uma delas durante o seu dia. Categorize alguns tipos de atividades, isso pode ajudá-lo (a) bastante. Por exemplo: escreva os afazeres domésticos em azul, as atividades relacionadas a trabalho em vermelho e os momentos de lazer em verde. Isso vai ajudar a visualizar quanto tempo está sendo gasto em cada categoria. 

Hora de avaliar o seu tempo. Nada melhor do que você para entender o que tem feito do seu dia... Uma hora por dia deitado (a) na rede sem fazer nada? Duas horas para decidir o que almoçar? Oito horas navegando na internet? Procure padrões na forma como você gasta as horas do seu dia e determine o que é necessário e o que é desnecessário.

Dica: Está desperdiçando o seu tempo por falta de autocontrole? Você adia algumas atividades com muita frequência? Você é uma pessoa com muitas responsabilidades? É necessário responder algumas destas perguntas durante a sua análise para entender como você gasta o seu dia. 

Só assim chegará à conclusão se certas atividades fazem ou não sentido ao longo do seu dia. Por exemplo, trabalhar por 30 minutos e, em seguida, lidar com questões triviais, para depois voltar ao trabalho por mais meia hora. Certamente você ficará mais concentrado, produtivo e ganhará mais tempo se trabalhar por uma hora inteira e praticar atividades triviais mais tarde. É melhor lidar com as atividades em "períodos maiores", pois com este método, você se dedica em tempo pré-determinado para uma única tarefa sem distrações.

Hora dos ajustes necessários. Já identificou, monitorou e avaliou? Chegou a hora de ajustar a sua programação, pois já possui total controle das suas atividades e o que desperdiça o tempo do seu dia! Mãos a obra. 

Dica: Só não se esqueça das atividades que não podem ou não devem sofrer reduções de tempo, não somente pelo fato de que a atividade leva bastante tempo, mas sim por que ela é necessária. 

Você já percebeu que eu gosto de repetir a informação que Boas Maneiras são gestos e atitudes básicas para se viver em sociedade, e é por este motivo que este último item, apesar de ser o último não deixa de ser o mais importante para organizar e gerenciar o seu dia:

Avalie se é possível mudar seus hábitos e seus padrões. 
Independente do problema de gerenciamento de tempo que você possa identificar, sempre haverá uma solução. Após identificar onde você desperdiça seu tempo e como o deverá trata-lo, você precisará fazer um grande esforço para alterar seus hábitos e gerencia-lo da melhor forma possível.

Talvez você consuma uma boa parte do seu dia navegando na internet sem um objetivo específico. Se esse for o seu caso, pense se é possível restringir alguns websites ou contas de redes sociais em momentos nos quais deveria estar desenvolvendo outras atividades. E tente trocar estas atividades por convívio com outras pessoas.

“Tudo é relativo. Dar um tempo ao tempo ou aproveitar o tempo? Talvez seja uma questão de tempo ou o tempo seja a questão.”             R. Veiga
Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses... O problema dos problemas é que todos eles têm soluções, mas só resolvemos o que queremos no momento em que queremos. 

Nos vemos daqui 30 dias...

Um grande abraço.
Lizandra Cruz Monteiro

Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email jornalismo@maisregiao.com.br. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade
Publicidade