O procedimento de forma espontânea será ofertado durante o mês de outubro. (Foto: Divulgação)

 

Dando início as ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o Hospital Eurico Goulart de Freitas, em Mata de São João, realizará exames de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos sem agendamentos durante o mês de outubro. As mulheres interessadas podem comparecer à unidade de saúde, localizada no centro da cidade. 

Através de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Ação Social, a prefeitura municipal, também realizará exames de mamografia agendados, para as beneficiárias das unidades de referência, CRAS e CREAS e Projeto Conviver. Para este grupo, a ação tem início no dia 10 de outubro e segue até o dia 14 do mesmo mês.

 

Diagnóstico precoce

 

Quando diagnosticado em seu estágio inicial, o câncer de mama pode ter mais de 90% de chances de cura, além de permitir tratamentos menos agressivos e maior possibilidade de preservação da mama. No ano 2000, 17,3% dos casos eram diagnosticados nos estágios iniciais, e, em 2015, o percentual subiu para 27,6%.

Apesar dos avanços, permanece um cenário desigual. Enquanto no Sul e no Sudeste diagnosticam cerca de 30% dos casos em estágio inicial, no Nordeste somente 12,7% dos casos eram descobertos precocemente. A campanha lançada hoje pelo Inca destaca que toda mulher precisa estar atenta à prevenção do câncer. A ação será veiculada em diversas mídias para reforçar a necessidade do diagnóstico precoce, e todo o material pode ser consultado no site do instituto.

 

Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email jornalismo@maisregiao.com.br. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade
Publicidade