Waldir Rocha Pena é sócio da Rede de supermercados BH (Foto: Reprodução)
Ser empreendedor, especialmente no Brasil, é estar pronto para enfrentar dificuldades a fim de construir uma nova realidade para o país. Quem diz isso é Waldir Rocha Pena, um dos donos da Rede de supermercados BH, uma empresa referência quando o assunto é crescimento e sucesso. O empreendedorismo é a capacidade de identificar os problemas, oportunidades e investir recursos na criação de um negocio.

Esse movimento é de extrema importância para o país, pois é por meio dele que há o crescimento econômico e o desenvolvimento social, com a geração de emprego e renda. Além, de ser uma excelente oportunidade para aqueles que desejam inovar e colocar as suas ideias em prática de forma mais autônoma, disse Waldir Rocha 

O empresário Waldir Rocha Pena dá 5 dicas de empreendedorismo que vão ajudar a sua joalheria a se manter no mercado, aumentar a visibilidade e assim conquistar mais clientes. Leia o texto abaixo e saia na frente!

1. Conheça o público-alvo do negócio
Para ter sucesso em qualquer empreendimento é preciso, antes de qualquer coisa, conhecer o público que você deseja atingir. Só assim será possível oferecer uma solução adequada para os problemas dos seus clientes.

No ramo de supermercado não é diferente. Existem diferentes tipos de clientes e saber qual o perfil de consumidor é fundamental, disse o sócio da Rede de Supermercados BH.

2. Pesquise o mercado
Conheça os seus concorrentes, estude o que eles oferecem, como também os preços e táticas de marketing que adotam. Avalie os pontos positivos e negativos, assim você terá a chance de produzir algo original, de modo a se diferenciar dos demais.

3. Qualifique-se como gestor
Mesmo que você seja um empresário talentoso, é necessário buscar qualificação e assim se aprimorar na área de administração de empresas, pois um gestor precisa conhecer, por exemplo, as rotinas de fluxo de caixa, pagamento de tributos, legislação e planejamento estratégico.

Dessa forma, investir nos estudos contribui para que decisões importantes para o negócio sejam tomadas com mais prudência e inteligência.

4. Aprenda técnicas de negociação
A arte de negociar está presente na rotina de uma empresa, como atender clientes, acordar com fornecedores, organizar as férias dos funcionários, entre outros. Chegar a um entendimento positivo exige que o empreendedor conheça os caminhos do diálogo.

Assim como o aprendizado em gestão, investir em treinamentos que o capacite como negociador contribuirá para o crescimento do empreendimento.

5. Invista em comunicação
Por fim, não adianta investir nos demais itens dessa lista se a empresa não acertar na comunicação com o público-alvo. Ela é a responsável por chamar o cliente à loja e fazem com que eles mantenham um relacionamento de fidelidade com a marca ao longo do tempo.

O desenvolvimento da Internet multiplicou os pontos de contato entre empresas e consumidores. Assim, redes sociais (como Facebook e Instagram), aplicativos de mensagem (como o WhatsApp), sites e blogs, não podem ficar de fora da estratégias de retenção da clientela.

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