Senai Cimatec Park é inaugurado na Bahia (Foto: Divulgação)

O Novo Complexo de Inovação do Senai Cimatec foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (11), no Polo Industrial de Camaçari. O parque industrial conta com dez galpões industriais prontos, e equipamentos voltados para atender as necessidades da indústria da automação, química, mineração, construção civil, entre outros.

O novo Senai Cimatec Park é considerado pelas prefeituras de Salvador e Camaçari como o principal centro de suporte a inovação no país. O local tem como um dos objetivos estimular plantas-piloto que simulam problemas e necessidades do ponto de vista tecnológico que atendam às empresas e indústrias.

“Temos aqui uma estrutura única que integra desde plantas pilotos, que é uma fase de testes de processos industriais em um ambiente seguro e controlado. Temos também um suporte e toda uma área para receber startups industriais, então iremos montar aqui uma espécie de fábrica de indústria para gerar novas empresas”, disse o diretor de tecnologia e inovação do Cimatec, Leone Peter.

Para o governador da Bahia, o novo complexo de inovação tem capacidade de atrair dezenas de empresas globais para o estado.

“São centenas de engenheiros, de técnicos que vão trabalhar aqui, ou seja, produzindo conhecimento, produzindo ciência e produzindo pesquisa. Aqui deve atrair dezenas de empresas globais para fazer parte de suas pesquisas aqui, então é esse salto que o Brasil precisar dar e hoje a Bahia deu um passo importante rumo ao desenvolvimento”, disse Rui Costa.

Segundo a Prefeitura de Salvador, o projeto tem a capacidade de testar o escalonamento de produção. O plano diretor foi elaborado com base em princípios "verdes" de construção, com sistema de captação de água das chuvas, aproveitamento de luz e ventilação natural e processo parcial de reflorestamento para criação de um parque ecológico dentro do complexo.

Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email jornalismo@maisregiao.com.br. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade
Publicidade