Ao fechar sua conta na Netflix, seus dados são retidos por mais algum tempo, incluindo informações de pagamento (Foto: Divulgação)

Roubo de senhas não são incomuns no nosso mundo ultraconectado, mas seria de se esperar que, ao encerrar sua assinatura de um serviço como a Netflix, você estaria livre de um ataque. No entanto, muitas pessoas relatam que suas contas têm sido reativadas sem permissão, com a conta sendo cobrada normalmente de seus cartões.

Não é muito difícil entender o que está acontecendo com essas pessoas. A Netflix não cancela completamente sua conta quando você decide encerrar sua assinatura; ela apenas para de cobrar e de fornecer acesso ao serviço. Todos os dados de seu cadastro ainda estão guardados por até 10 meses e podem ser reativados a qualquer momento se você preferir. Para que seus dados sejam definitivamente apagados, é necessário contatar a Netflix por e-mail.

O fato foi identificado pelo programa de rádio “You & Yours”, da BBC, que conseguiu relatos de ex-assinantes que tiveram suas contas reativadas por hackers. Bastou incluir as credenciais de acesso para reativar a conta, com dados de pagamento e tudo mais. A partir daí, o cibercriminoso pode continuar usando a conta para si próprio ou vender essa informação, sempre na esperança de que o verdadeiro dono da conta demore o máximo possível para perceber a operação.

Emily Keen, uma ex-assinante consultada pela reportagem, conta que cancelou sua conta em abril deste ano, mas de repente foi cobrada em 12 libras (quase R$ 66 na cotação atual) em setembro. Os dados da conta foram alterados e o plano foi modificado para o mais caro. Ao consultar a empresa, ouviu que o valor seria devolvido e o cartão, bloqueado. No entanto, a quantia foi devolvida apenas em parte, e mais duas cobranças foram feitas no cartão em outubro e novembro.

Em contato com a publicação, a Netflix declarou que a segurança das contas de seus membros é uma prioridade e que os clientes que perceberem atividades incomuns devem entrar em contato com a empresa imediatamente. Nenhuma palavra sobre mudar sua política de remoção de dados após o cancelamento de uma conta.

Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email jornalismo@maisregiao.com.br. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade
Publicidade