colunista

Lizandra Monteiro

É formada em Turismo com foco em hotelaria, especialista em Gestão de Negócios. Atualmente é consultora especializada em empresas de hospitalidade e reside em Imbassai. Escreve uma vez por mês.

o         Olá, tudo bem?

 

Final de ano vem chegando e com ele o planejamento das férias, o momento mais divertido do ano! O melhor ainda foi ter lido a notícia pelo Mais Região que as passagens aéreas ficarão mais baratas no Brasil, ditas pelo então ministro de infraestrutura, Tarcisio Gomes.

Sabemos que viajar de avião já deixou de ser um acontecimento sofisticado, e sim um meio de transporte eficiente, rápido e fácil para um determinado número de pessoas com o mesmo destino.  Ainda assim algumas atitudes são indispensáveis, e ter boas maneiras antes, durante e depois do voo tornará a sua viajem de avião e a dos outros passageiros, além da tripulação a viagem dos sonhos.  

 

Então cito algumas boas maneiras nas 3 fases essenciais da sua tão sonhada viagem! Afinal, gestos de cortesia são sempre apreciadas!

                        

Antes de embarcar:

                        

Seja pontual aos horários estabelecidos e respeite o tamanho da bagagem exigida pela companhia aérea, prefira a bolsa de mão/mochila que caiba em baixo do assento. Já para a bagagem a ser despachada, arrume-a de forma que se por algum motivo ela passar por uma vistoria, o que pode acontecer tanto na ida quanto na volta da sua viagem, não lhe cause nenhum constrangimento. 

 

O espaço entre poltronas é restrito, eu sugiro fazer tudo de maneira mais contida e preferencialmente usar um tom de voz mais baixo, para não invadir o espaço do outro.

 

Entenda a sua fila de embarque e respeite o procedimento estabelecido pela Cia aérea e principalmente  respeite as outras pessoas, todas as prioridades e passageiros serão embarcados. Lembre-se todas as pessoas que estão viajando possuem lugares marcados, portanto todas irão sentadas.                

 

Durante o voo:

Seja sempre gentil, e por que não trocar de assento caso esteja desacompanhado e perceber um casal ou família viajando separadamente, ofereça o seu lugar.

 

Não reclame do serviço de bordo. As companhias aéreas servem lanches que costumam ser pequenos e na maioria das vezes os comercializam. Não conte com isso para matar a fome. Não deite sua poltrona enquanto o passageiro de trás ainda estiver comendo, espere o comissário de bordo passar recolhendo as bandejas para então baixar a sua poltrona.

 

Respeitem as regras de uso do celular. O som pode incomodar que optou por dormir, além do que pode interferir nos sistemas de navegação do avião; você não gostaria que algo ruim acontecesse, né?

Se estiverem viajando com filhos pequenos, procure um voo noturno para que eles possam dormir a maior parte do tempo. Leve também o máximo de elementos de distração possível, como lápis de cor, revistinhas e videogame (que deve ser usado com fones). Às crianças mais crescidinhas, explique antes de embarcar que avião não é lugar de correr ou de fazer barulho. Não permita que ela circule sozinha pelo corredor. É perigoso.

        

Calma e respeito ao desembarcar:

 

Não tem nada mais mal educado do que levantar e sair correndo feito um maluco assim que a aeronave estacionar, espere a sua vez, ou até dê a vez para alguém passar! Espere as pessoas que estão a sua frente pegarem suas bagagens de mão, há apenas uma saída e todos deverão desembarcar da aeronave. Seja cordial e não se esqueça de agradecer à tripulação pelos serviços prestados.

Por fim, fique atento (a) a informação de qual esteira a sua bagagem será restituída. Evite aglomeração e aguarde a chegada da sua mala. Cerifique-se se a mala é mesmo a sua antes de retira-la da esteira. E por maior que seja a sua ansiedade pela viajem e ou saudade de casa no retorno dela, não saia correndo pelos corredores, principalmente se estiver conduzindo um carrinho de malas. Saiba que pode acontecer algum problema de extravio de malas, e se isso acontecer com você procure um funcionário da companhia aérea e explique o caso educadamente. Gritar e fazer escândalo não vai ajudar.

Eu sei, são muitas as regras, mas estas são atitudes de boa convivência em um espaço tão pequeno e de relativo espaço de tempo.

Em um meio de transporte onde a Anac confirma que mais de 112 milhões de passageiros utilizam, devemos demonstrar atitudes de boas maneiras, desta forma, que não respeita as regras, quem sabe te vendo como um bons exemplos, passa a respeitar na próxima viagem...

“Você não passa UM dia sem causar impacto no mundo. O que você faz, faz a diferença”  Jane Godall

 

Boa viagem e obrigada por escolher ler as colunas do mais região! : )

 

Grande Abraço,

Até mês que vem!

Lizandra Cruz Monteiro

Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email jornalismo@maisregiao.com.br. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade
Publicidade